Posted in

Harmonizações de outono para aproveitar o melhor da estação

Taças de vinho em uma mesa com folhas secas de outono.

Mudaram as estações, tudo mudou! Com a chegada do outono, boa parte do Brasil começa a sentir as temperaturas mais amenas, e além das mudanças do clima e das roupas, também há a mudança no cardápio. Mas o que não muda é a presença do vinho nas refeições. Então, confira harmonizações imperdíveis para o outono!

Caldo verde

Embora seja um prato de origem portuguesa, o caldo verde faz sucesso no Brasil.

O prato à base de batatas, couve e fatias de chouriço, – na receita original, ou paio na versão brasileira -, é cremoso, encorpado e crocante, com toques herbáceos e defumados. E para uma receita portuguesa, nada melhor do que uma harmonização com um vinho português!

Uma boa aposta são os vinhos de corpo médio e aromas levemente frutados do Dão.

Os alentejanos também têm a força e textura ideais para combinar com o caldo, graças à intensidade de sabor, toques frutados e taninos delicados, para não conflitar com a couve.

A principal dica na harmonização desse prato é: esteja atento a quantidade de linguiças no caldo. Quanto maior a presença do embutido, maior deve ser a intensidade do vinho. O toque mineral ou amadeirado no vinho podem ressaltar a defumação no paladar.

Moranga recheada

A moranga, que é uma espécie de abóbora, é um legume típico do outono e pode ser preparada de diversas maneiras, compondo harmonizações deliciosas.

Uma das melhores receitas com o ingrediente é a moranga recheada. O prato pode ser preparado com diversos recheios, mas geralmente leva algum tipo de requeijão ou creme na composição do recheio.

Para acompanhar, um vinho feito com a uva Verdejo, com intensidade de frutas e textura para acompanhar a cremosidade do prato é a escolha perfeita.

Se você optar pelo clássico camarão na moranga, o melhor acompanhamento é um vinho bem frutado, que dá uma sensação de adocicado na boca, como os rótulos de Sauvignon Blanc.

Risoto com trufas negras

Sabe o que as trufas, o risoto e a Barbera têm em comum? São todos da região de Piemonte, na Itália.

Então, não há escolha tão perfeita quanto harmonizar um risoto de trufas negras com um vinho de Barbera, como o Barolo. Uma harmonização que já é considerada um clássico!

O aroma defumado e o sabor tão presente das trufas, com a cremosidade do risoto se finalizam perfeitamente com a acidez e o corpo elegante da Barbera.

Se você é fã apenas dos vinhos brancos, os rótulos de Chardonnay são ótimos companheiros de pratos trufados, no geral.

Ossobuco com polenta

O ossobuco com polenta é um prato clássico italiano, reconfortante e saboroso, perfeito para as temperaturas amenas do outono.

A receita, de característica suculenta e mais untuosa, exige um vinho tânico e de maior teor alcoólico que equilibre a carne mais gordurosa do ossobuco.

Para complementar muito bem o prato, aposte em vinhos tintos, principalmente os rótulos das uvas Barbera, Dolcetto e Nebbiolo.

Lasanha de berinjela

A lasanha de berinjela é uma receita deliciosa, para esta e outras estações. E sua harmonização é fácil!

Seja a versão vegetariana ou à bolonhesa, com ou sem massa, o ideal é preferir um vinho tinto marcante, frutado e elegante. O Pinot Noir é a pedida certa, já que harmoniza muito bem com massas e legumes.

Se você prefere vinhos italianos para acompanhar uma receita italiana, esse prato harmoniza muito bem com vinhos à base de Sangiovese, como os de Chianti, ou um Primitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *