Posted in

Marselan, a uva tinta francesa que conquistou até a China

Cachos da uva Marselan.

Já imaginou encontrar em uma única uva as melhores características da Cabernet Sauvignon e da Grenache? É a Marselan, uma uva recente, mas que já mudou o mundo do vinho e fez sua presença ser notada por todos – até na China.

A Marselan faz parte do seleto grupo de uvas aprovadas pelo Institut National de L’Origine et de La Qualité (INAO) para integrar a lista de variedades permitidas na elaboração dos vinhos Bordeaux e Bordeaux Supérieur. Ao lado dela nessa lista, estão as castas Castets, Arinarnoa, Touriga Nacional, Alvarinho e Liliorila.

Ela também integra o registro nacional francês de uvas com uso exclusivo para vinhos IGP, sendo adicionada em 1990.

Como essa uva alcançou tanto destaque? Descubra agora!

Origem

A Marselan é uma uva tinta consideravelmente nova!

Essa variedade foi criada a partir de um cruzamento entre as uvas tintas Cabernet Sauvignon e Grenache, feito em 1961 pelo professor Paul Truel, no Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRAE) da França.

Ela foi criada como parte de um programa de melhoramento vitivinícola, com o objetivo de criar uma variedade de alto rendimento, bagas grandes e maior resistência a doenças e pragas. Para isso, a Cabernet Sauvignon, com sua delicadeza, e a Grenache, com sua resistência ao calor, foram as escolhidas.

O nome da uva tem origem menos complexa. É uma homenagem à cidade Marseillan, na costa do Mediterrâneo.

A França ainda é o país com maior extensão de vinhedos de Marselan no mundo. Mas quem ocupa o segundo lugar no cultivo da uva é a China.

Na China?

Assim como a Malbec na Argentina, a Marselan se tornou a uva ícone dos vinhos chineses, seja nos varietais ou blends.

A uva passou a ser cultivada no país asiático em 2001, na região de Huailai, em Hebei, na Domaine Franco Chinois, uma vinícola que surgiu de um projeto agrícola conjunto entre a França e a China.

Hoje, a presença de Marselan já chegou a outras regiões vinícolas importantes, como Xinjiang, Gansu e Ningxia.

A Marselan se mostrou tão importante no cenário vinícola chinês que, em 2018, o Grape Wall of China criou o Dia Mundial de Marselan, comemorado todo 27 de abril, dia do aniversário de Paul Truel.

Os vinhos da Marselan

Não é apenas a história dessa uva que é encantadora, seus vinhos de personalidade e alta qualidade também!

Os rótulos da Marselan são fortes, com notas intensas de frutas silvestres, como amora, groselha e cereja preta.

No paladar, costumam apresentar uma estrutura muito interessante, com taninos suaves sem amargor, o que permite que os vinhos envelheçam por algum tempo.

Características e cultivo

Essa é uma uva com cachos grandes, bagos pequenos e coloração forte.

Por ser fruto do cruzamento da Cabernet Sauvignon e da Grenache, duas uvas que se dão melhor em solos finos e bem drenados, já é esperado que a Marselan se desenvolva melhor em solos secos.

A uva se adapta facilmente a condições extremas de cultivo, regiões quentes e com muita exposição solar. Além de ser menos suscetível a doenças e pragas, com pouca suscetibilidade a mofo cinzento, oídio e ácaros.

Essas características tornam essa uva uma das apostas para a viticultura do futuro, principalmente considerando o avanço do aquecimento global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *