A Sauvignon Blanc é inconfundível!
Essa branca francesa ocupa uma cadeira cativa entre as mais tradicionais e consagradas do mundo do vinho.
É a terceira mais popular entre as uvas brancas e a oitava uva mais cultivada, com cerca de 218 mil hectares de vinhedos plantados no Velho e no Novo Mundo.
Origem
Acredita-se que a Sauvignon Blanc seja uma uva nativa do leste da França, entre as regiões de Bordeaux e do Vale de Loire.
Mas, se você gosta de escolher lados, uma teoria aponta que a uva, muito provavelmente, tem suas raízes no Vale do Loire. Isso porque foi lá que a uva foi mencionada pela primeira vez na em 1534, pelo escritor François Rabelais.
A uva era chamada de “Fiers” quando foi descoberta. Mas com o passar dos séculos, ela foi rebatizada. Seu nome é resultado da união de três palavras francesas: sauvage, que significa selvagem, pela aparência das suas videiras; vigne, referente à vinha; e blanc, que significa branca.
A origem da Sauvignon Blanc é interessante, mas ela também dá origem a outras uvas igualmente renomadas e importantes para o mundo do vinho. Afinal, a Cabernet Sauvignon é fruto de um cruzamento natural da Sauvignon Blanc com a Cabernet Franc.
Uma uva como essa merece ser celebrada. Então, seu dia internacional é comemorado toda primeira sexta-feira de maio.
Os vinhos da Sauvignon Blanc
Essa é uma variedade que se adapta muito bem a quase todos os terroirs, nos proporcionando uma gama de estilos, do enxuto ao generoso. Mas sempre mantendo seu caráter e nitidez inconfundíveis.
Saiba como a Sauvignon Blanc se expressa nos diferentes terroirs!
França
A uva rende vinhos excelentes em sua terra natal. Os solos graníticos e o clima continental do Vale do Loire contribuem para a produção de vinhos frutados e ácidos, com forte presença dos aromas minerais, acidez vibrante e grande frescor.
Nova Zelândia
Com cerca de 20 mil hectares cultivados, a Nova Zelândia é o segundo maior produtor dessa variedade no mundo.
Ou seja, a Sauvignon Blanc se tornou um sucesso na Oceania. Isso graças ao terroir marítimo, solo arenoso e grandes altitudes que favorecem a criação de vinhos leves, frescos e com ótima acidez. Além do sabor frutado mais concentrado e da grande variedade de aromas, como as notas tropicais e cítricas.
África do Sul
Os solos ricos e clima fresco dos ventos costeiros da Cidade do Cabo dão aos vinhos da Sauvignon Blanc uma acidez brilhante e viva, toques de frutas tropicais no paladar, e aromas com notas cítricas e herbáceas que lembram grama cortada e aspargo.
Chile
A uva é a cepa branca mais cultivada do país, com cerca de 15 mil hectares de vinhedos plantados. Por lá, o clima frio dos Andes dá vida a vinhos muito frescos, com aromas de frutas cítricas, mineralidade e a acidez vibrante tão característica da uva.
Aroma de xixi de gato?!
O aroma de xixi de gato é uma verdadeira nota de degustação da Sauvignon Blanc — uma uva inconfundível em todos os aspectos, literalmente!
Esse aroma, típico da Sauvignon Blanc, se deve a uma molécula específica, a 4-metil-4-mercaptopentan-2-ona. O 4MMP, como é conhecido, é um composto odorífero único com forte toque de buxo e que lembra urina de gato.
Essa característica peculiar é especialmente marcante nos vinhos de terrois com climas mais frios, como França, Nova Zelândia e Chile.
O problema dessa característica é que, no caso da Sauvignon Blanc, ela geralmente não é afetada pelo carvalho. E quando não há passagem por madeira, a personalidade da uva pode ficar bastante aparente.
2 thoughts on “A popular e inconfundível Sauvignon Blanc”