Posted in

Pinot Grigio, a “ovelha cinza” da família Pinot

Vinhedo com um pilar de madeira com a palavra Pinot pintada.

A Pinot Grigio é a “ovelha cinza” da família das uvas Pinot. Pouco conhecida por seu verdadeiro nome francês (Pinot Gris), a uva é uma mutação de cor da Pinot Noir, o que fez ganhar sua característica mais marcante: a sua casca de cor acinzentada.

O seu nome também é uma referência a essa particularidade. Já que, tanto o Gris em francês, quanto o Grigio em italiano, significa “cinza”.

Sendo uma das poucas variedades de uva que pode desenvolver naturalmente a botrytis cinerea, ela merece o destaque que tem recebido e a crescente popularidade.

A família Pinot

A Pinot Grigio é um exemplo primordial de mutação somática na viticultura, um tipo de mutação raro, mas que ocorre naturalmente.

Ela evoluiu de uma variante genética da Pinot Noir, resultado de um polimorfismo de nucleotídeo único na sequência de DNA que fez com que as bagas apresentassem uma tonalidade azul-acinzentada.

Mesmo mantendo um código genético muito semelhante ao da Pinot Noir, a Pinot Grigio conseguiu desenvolver um perfil distinto que se destacou.

Origem

Assim como a Pinot Noir, a Grigio é uma variedade nativa da França, onde é chamada de Pinot Gris, mais especificamente da região da Borgonha.

Apesar de sua origem francesa, os vinhos da Pinot Grigio ficaram conhecidos mundialmente graças à produção italiana, principalmente na Lombardia, Vêneto, Friuli, Trentino e Alto Ádige. As áreas montanhosas dessas regiões ajudam a proteger as uvas dos ventos fortes do inverno, permitindo que sejam produzidas o ano todo.

Atualmente, a Itália é a maior produtora da uva, que também ganhou destaque em países do Novo Mundo, como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

Pinot Grigio ou Pinot Gris?

A uva é a representação da arte da vinificação com sua multiplicidade de expressões.

Essa pluralidade pode causar confusão, principalmente por causa do nome. A uva é chamada de diferentes formas em diferentes países. Sendo os nomes mais conhecidos o Pinot Grigio, de origem italiana, e o Pinot Gris, que é francês.

E apesar de representarem exatamente a mesma uva, esses nomes também indicam dois estilos muito diferentes de vinhos. Sendo o Grigio o estilo italiano, e o Gris o estilo francês.

Os dois são muito populares, mas o estilo italiano tende a ser o mais conhecido e consumido.

Grigio

A Itália nos oferece o lado fresco e picante da Pinot Grigio.

No país, há uma colheita precoce das uvas, o que preserva uma acidez bastante marcante.

Os vinhos são leves e refrescantes, repletos de maçã verde, cítricos, um toque de amêndoa e sutis nuances florais. Tipicamente, têm corpo leve a médio, são brilhantemente adequados para harmonizações e para serem apreciados ainda jovens.

Gris

Na França, geralmente, as uvas são deixadas na videira para amadurecer completamente.

O resultado é um vinho mais rico, encorpado e de cor dourada profunda. Além de ter um caráter mais floral do que o Pinot Grigio, notas de pera madura, mel e um toque de especiarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *