Posted in

Os vinhos de Tenerife, a maior área vinícola das Ilhas Canárias

Vinhedo com vista para o mar na ilha de Tenerife.

Por regra, é da Espanha. Por influência, é português. Pela geografia, está a um passo da África. Conheça Tenerife, a maior área vinícola das Ilhas Canárias, e os seus vinhos.

Tenerife, uma das sete ilhas ao longo da costa do Marrocos, começou sua produção de vinhos no século 15, depois que uvas foram introduzidas na ilha pelos espanhóis. Hoje, a ilha é o maior produtor de vinho do arquipélago das Ilhas Canárias com cerca de 7200 hectares de vinha.

A vinicultura do local se destaca por suas castas completamente únicas, vindas de vinhas antigas e de raízes próprias. Isso porque Tenerife é um dos poucos lugares do mundo que não foi afetado pela filoxera.

Regiões vinícolas e terroir

Tenerife fica tão acima do nível do mar que uma grande variedade de microclimas pode ser encontrada na ilha. Tanto que os locais costumam dizer que o tempo muda a cada 100 metros.

Os diferentes microclimas tornam o sul conhecido pelos vinhos brancos de uvas de casca fina, enquanto o norte produz tanto vinhos tintos quanto brancos.

A ilha é dividida em cinco Denominações de Origem: Valle de la Orotava, Ycoden-Daute-Isora, Abona, Tacoronte-Acentejo e Valle de Güímar. Por ser uma área tão pequena, esse é um número um tanto incomum.

A maioria das regiões é moldada pelo Monte Teide, sendo muitos dos vinhedos localizados nas encostas mais baixas da montanha. O solo é de caráter vulcânico, o que confere qualidades especiais aos vinhos.

As uvas e os vinhos de Tenerife

Uma chave para o sucesso dos vinhos de Tenerife são as diferentes variedades nativas de videiras não enxertadas que crescem na ilha. Existem mais castas em Tenerife do que em qualquer outra ilha espanhola.

As uvas mais utilizadas para produzir vinhos brancos são: Listán Blanco, Malvasia, Gual, Albillo Criollo, Vijariego, Moscatel, Marmajuelo e Verdello. Já os rosés e tintos são feitos principalmente das uvas Listán Negro, Negramoll e Tintilla.

Os vinhos de Tenerife têm um sabor fresco, são leves e com um toque de sal. Comparados com os vinhos cultivados na mesma latitude, seus sabores não se encontram em nenhuma outra ilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *