Posted in

Conhecendo a rainha das brancas, Chardonnay

Vista de um vinhado com uma placa no centro com a palavra Chardonnay escrita.

A Chardonnay tem uma popularidade inegável. Mais conhecida como a “rainha das uvas brancas“, ela é uma das uvas brancas mais plantadas no mundo, com mais de 200.000 hectares plantados.

Essa fama se deve por ela ser a principal uva utilizada na produção de alguns dos vinhos mais famosos e valiosos do mundo, como Chablis e Mâconnais. Além de ser a única uva branca aprovada para a produção do Champagne, ao lado da Pinot Noir e a Pinot Meunier.

Ainda, a Chardonnay é uma uva de vinificação. Ou seja, muitas de suas notas de sabor e características são obtidas dos métodos de vinificação, o que possibilita aos seus vinhos uma ampla gama de estilos. O que agrada, e muito, os produtores.

Origem

Nativa da região centro-leste da França, mais especificamente, da Borgonha, a Chardonnay é fruto de um cruzamento natural.

Sua origem pode ser comprovada recentemente, graças a testes genéticos modernos. Um estudo, realizado pela Dra. Carole Meredith, da Universidade da Califórnia, demonstrou que a Chardonnay é o resultado de um cruzamento entre a francesa Pinot Noir e Gouais Blanc, nativa da Croácia.

Essas duas variedades eram plantadas próximas uma da outra, resultando em cruzamentos que demonstraram força híbrida e boas características de produção, resultando em novas variedades de uva bem-sucedidas, como Aligote, Gamay e, claro, a Chardonnay.

Os vinhos da Chardonnay

A Chardonnay é conhecida por sua incrível variedade de estilos de vinho, aromas e sabores. Essa diversidade se deve por essa uva não possuir um caráter particularmente forte, sendo até descrita como uma variedade não aromática.

Por isso, as técnicas de vinificação, a passagem ou não por carvalho, e o clima vão ser muito influentes no que encontramos na garrafa.

Mesmo que a Chardonnay possa variar significativamente, algumas características em comuns estarão presentes em seus vinhos, como as notas de maçã ou cítricos. Independentemente do estilo, com o passar dos anos, os vinhos da uva tendem a desenvolver aromas de avelã.

Sentindo o clima

Em climas frios, os vinhos da Chardonnay são mais frescos e têm um corpo menos pronunciado, com aromas cítricos e de frutas brancas, como maçã e pera, além de um mais caráter mineral.

Já em climas quentes, principalmente nos vinhedos do Novo Mundo, ou rótulos produzidos com uvas mais maduras, os vinhos da uva são mais opulentos e apresentam menor acidez. Com notas mais tropicais com sabores de pêssego maduro, manga, melão, limão e abacaxi doce.

Com carvalho

A Chardonnay tem afinidade com o carvalho, seja ele novo ou usado, francês ou americano.

Quando envelhecidos em carvalho, particularmente os do estilo borgonhês, os vinhos dessa uva trazem no paladar uma textura arredondada, encorpada, cremosidade na boca e acidez moderada.

Nos aromas, sentimos notas ricas de pêssego, manga e limão, acompanhadas por notas de baunilha, especiarias e nozes.

Sem carvalho

Já os vinhos sem carvalho, conhecidos como “estilo Chablis”, são tipicamente frescos, com alta acidez, muitas vezes lembrando o frescor de um Sauvignon Blanc, mas com mais corpo.

E nos aromas, encontramos notas aromáticas de maçã verde, pera e frutas cítricas, com alguns aromas calcários ou minerais.

Sabor amanteigado

Uma característica muito marcante da Chardonnay é seu sabor amanteigado.

Essa qualidade é resultado da fermentação malolática (FML) – que não é uma fermentação em si, apesar do nome. Nesse processo, há a transformação em que uma bactéria converte o ácido málico em um ácido lático mais suave e encorpado, semelhante ao encontrado em laticínios.

Assim, é criado um caráter amanteigado no vinho, além de uma sabor mais cremoso e menos ácido, e uma sensação na boca encorpada e suave.

Vale ressaltar que o sabor e a textura amanteigados não são obtidos pelo envelhecimento em carvalho, apenas pela fermentação malolática.

Características e cultivo

A Chardonnay é uma variedade de brotação relativamente precoce e que amadurece cedo. Seus cachos são formados por uvas pequenas e compactas, com bagos de casca espessa, formato curvado e cor amarelo-esverdeada.

A variedade não é versátil apenas nos estilos de vinho, mas também no cultivo, se adaptando bem a diversos climas e solos. Mas é em regiões frias e de solos com alto teor de calcário que a uva se destaca, adquirindo equilíbrio entre vivacidade, suavidade e intensidade aromática.

One thought on “Conhecendo a rainha das brancas, Chardonnay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *