Posted in

O que são Cabottes? Conheça os encantos dos vinhedos da Borgonha!

Cabottes em vinhedo na Borgonha.

Conheça os tradicionais Cabottes: as pequenas cabanas que são verdadeiros encantos nos vinhedos da Borgonha!

Se você já visitou vinícolas na Borgonha e passeou pelos vinhedos dessa bela região francesa, com certeza já se deparou com pequenas casinhas redondas bem no meio das vinhas e plantações.

Essas cabanas são os Cabottes, construções típicas da Borgonha que se tornaram um elemento arquitetônico marcante da região. Sendo encontrados principalmente nos vinhedos das videiras Grand Cru mais valorizadas da Côte-d’Or.

Os Cabottes – que significa cabaninhas em português– começaram a ser construídos no século 19. Uma época em que a agricultura era a única subsistência e o mercado de vinho estava em crescimento e a mão de obra dos trabalhadores era barata.

As pequenas edificações foram criadas com o objetivo de servirem como pontos de descanso dos viticultores, principalmente na temporada de colheita. Como o trajeto até a sede da vinícola era longo, as cabanas foram uma solução para os trabalhadores almoçarem ou se refugiarem de tempestades.

Os Cabottes também eram muito utilizados como depósitos. Assim, as ferramentas podiam ser deixadas próximas ao local de trabalho durante a noite, o que facilita bastante o retorno às atividades no dia seguinte. Além de evitar que os instrumentos ficassem exposto

Com o decorrer dos anos e o avanço da tecnologia, os Cabottes passaram de abrigos para pontos turísticos.

Como são os cabottes?

Mais comumente encontrados entre as fileiras de videiras, ou próximos dos muros de “clos” (termo para designar os vinhedos murados), os Cabottes têm geralmente formato circular e com tetos baixos.

Eles foram construídos com uma técnica de construção a seco com seixo calcário, o mesmo que dá ao vinho da Borgonha sua mineralidade marcante.

Na sua próxima, ou primeira, visita à França, aproveite para conhecer os Cabottes e os encantos dos vinhedos da Borgonha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *