Posted in

Páscoa com vinho: harmonizações certeiras para o domingo em família

Pessoas reunidas em um almoço de páscoa.

A Páscoa é um dos dias mais especiais do ano, muito aguardada por causa dos ovos de chocolate, do dia com a família reunida e comidas gostosas, e é claro que os pratos típicos da data ficam ainda mais saborosos com vinho

Se você tem dúvidas de que vinho combina melhor com cada prato, veja harmonizações certeiras, do prato principal à sobremesa, e tenha uma Páscoa memorável com vinho!

Torta capixaba

Um dos pratos mais tradicionais do Espírito Santo, a torta capixaba é a estrela principal da Páscoa e está presente em todas as mesas capixabas nessa data.

A torta capixaba é feita tradicionalmente com palmito pupunha, bacalhau, carne de siri, camarão e outros frutos do mar, além de coentro, ovos e cebola. Sim, são muitos ingredientes, apesar disso, a torta capixaba é um prato leve e bastante saboroso.

Para harmonizar com os frutos do mar e peixes presentes na receita, a melhor escolha é um bom Sauvignon Blanc.

O Sauvignon Blanc vai levar notas cítricas, herbáceas e minerais, na dose certa para elevar os sabores desse prato.

Bacalhoada

Outro prato que não pode faltar na mesa de Páscoa da maioria dos brasileiros é a bacalhoada.

Essa receita leva ingredientes com sabores marcantes, como pimentões, azeitonas e o próprio bacalhau. Por isso, é importante escolher vinhos que não briguem ou sejam mascarados por esses sabores mais potentes. Outra característica que deve ser levada em consideração na hora de escolher o vinho é a untuosidade do prato, já que a bacalhoada leva uma grande quantidade de azeite de oliva no preparo.

Considerando seus sabores e texturas, a bacalhoada pede a companhia de vinhos branco de maior acidez, não muito frutados e de corpo médio, como o Chardonnay e rótulos da região dos Vinhos Verdes.

Como o bacalhau é um peixe mais intenso, ele também pode ir muito bem com tintos de taninos redondos e menos proeminentes, acidez presente e aromas que predominam frutas frescas.

Cordeiro assado

Não é só de peixe que se alimenta a Páscoa. O cordeiro também é uma proteína muito presente nas celebrações dessa data.

O cordeiro é uma carne nobre aromática, macia e com sabor adocicado que se destacam no prato e pedem por uma boa taça de vinho.

Os grandes vinhos tintos de Bordeaux, elaborados com o tradicional corte bordalês, – um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc -, são ideais para a combinação com o cordeiro assado.

A escolha de um vinho tinto profundo, encorpado e um pouco envelhecido vai destacar todos os sabores desse prato.

Ovos de chocolate

Harmonizar vinho e chocolate não é uma tarefa fácil. Isso acontece porque o chocolate tende a deixar a boca untuosa e impregnar o paladar de doçura, o que apaga o sabor do que vier depois. E são poucos os vinhos que conseguem equilibrar ou se sobressair à força do doce.

Apesar das divergências, é possível sim harmonizar vinho e chocolate. Tudo depende do tipo de chocolate.

Chocolate ao leite: opte por tintos leves, frutados e com baixo teor alcoólico, como Gamay e Merlot.
Chocolate amargo: escolha vinhos tintos de sobremesa com alto teor de álcool, como os vinhos do Porto;
Chocolate branco: priorize vinhos brancos e espumantes mais doces, como o Moscatel.

Colomba Pascal

Os doces de Páscoa vão além dos ovos e a Colomba Pascal é outra iguaria típica que garante seu espaço na mesa – e fica ainda melhor com vinho.

A Colomba Pascal, com seu famoso formato de pomba, é um pão doce enriquecido, muito parecido com o panetone, porém, mais adocicado e com textura mais cremosa.

A melhor opção para acompanhar a Colomba Pascal são os espumantes Brut. A efervescência e a acidez ajudam a equilibrar a doçura, oferecendo leveza e frescor sem tornar a combinação enjoativa. Os espumantes Moscatel brasileiros, com seus aromas de frutas secas e mel, conversam muito bem com os aromas da colomba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *