Conheça a peculiar e única Alsácia, a região que é a verdadeira Alemanha francesa e é dona dos melhores vinhos brancos do mundo!
A Alsácia está localizada na fronteira entre a França e a Alemanha, e esteve por muitos anos sob domínio alemão. É a mescla perfeita da cultura alemã e francesa que resulta numa riquíssima identidade.
A região ficou conhecida mundialmente por seus vinhos brancos de alta qualidade e é uma das melhores produtoras do estilo.
Mesmo sendo a menor região da França, a Alsácia tem a maior diversidade geológica do país e suas características são inigualáveis a qualquer outra. É um lugar realmente único!
Terroir, vinhos e uvas
A principal característica do terroir alsaciano é sua ampla diversidade geológica, um verdadeiro mosaico que dá vida a vinhos de personalidade única e complexa.
A variedade do solo vai do granito ao calcário, passando pela argila, xisto, areia e greda. Isso faz com que seus vinhos expressem muito mais a identidade do terroir do que a identidade da uva. Algo que não acontece em outras áreas produtoras da França.
Não é à toa que a região se tornou conhecida por seus exemplares brancos, 92% dos vinhos elaborados na Alsácia são brancos. Os 8% restantes são responsáveis por vinhos tintos leves e fantásticos vinhos de sobremesa.
A região também tem suas castas nobres. Com quase todos os rótulos sendo elaborados a partir de uma única variedade, as principais uvas autorizadas para a produção de brancos são Riesling, Gewürztraminer, Pinot Gris, Pinot Blanc e Moscato.
Seus vinhos são finos, complexos e muito elegantes, com muito sabor e refrescância.
Sistema de denominação na Alsácia
Já conhecido pelos apreciadores de vinhos, o AOC (Appellation d’Origine Contrôlée) é o sistema de denominação e classificação da França. E na região da Alsácia, há três AOCs diferentes: Alsace AOC, Alsace Grands Crus AOC e Crémant d’Alsace AOC.
– Alsace AOC
O Alsace AOC é a principal denominação da região. Essa classificação inclui apenas vinhos varietais que são nomeados por sua uva, e não pelo château ou vinhedo que originou o vinho.
Quando a variedade utilizada na elaboração da bebida não é citada no rótulo, se torna um vinho de corte, nesse caso.
– Alsace Grands Crus AOC
Na França, os vinhos Grand Cru são aqueles elaborados a partir de videiras especiais, que dão origem a uvas extraordinárias, e representam a mais alta nobreza dos vinhos.
Os rótulos Alsace Grands Crus AOC devem apresentar o nome da uva e o do vinhedo.
Na Alsácia, apenas 51 vinhedos tiveram a honra de receber essa classificação, o que representa 5% do total produzido na região.
– Crémant d’Alsace AOC
O Crémant d’Alsace AOC é a classificação dos espumantes da Alsácia, sempre produzidos através do método tradicional e podendo ser vinhos brancos ou rosés.
Sendo que só podem receber essa denominação se forem elaborados com uvas específicas: Pinot Noir, Riesling, Chardonnay, Pinot Blanc e Pinot Gris.
One thought on “Alsácia, a Alemanha francesa dona de vinhos brancos de excelência”