Posted in

Tannat, conheça a uva além dos taninos

Cacho da uva Tannat.

A Tannat é uma uva tinta de muita personalidade com uma característica que a fez se destacar entre as demais: ela é uma das castas com maior carga tânica do mundo.

Seus taninos numerosos e marcantes ganharam fama, tanto que o próprio nome da uva é derivado direto da palavra tanino.

Mas a Tannat é uma uva que não pode ser reduzida apenas aos seus taninos. Saiba mais sobre essa tinta incrível!

Origem

A Tannat é uma uva nativa do sudoeste da França, na região próxima a Madiran. Lá, a uva se popularizou entre os produtores, graças à alta produtividade, e se tornou uma das mais cultivadas.

Apesar da origem francesa, foi no Uruguai que a uva brilhou e deu aos seus vinhos fama internacional.

A uva chegou ao Novo Mundo pelas mãos de Pascual Harriague, um imigrante basco que plantou a primeira vinha de Tannat ao norte de Montevidéu.

Atualmente, a variedade é a uva símbolo do Uruguai, onde é a mais cultivada – com cerca de 1.725 hectares de vinha plantada -, e é chamada de Harriague em homenagem ao homem responsável pela história da Tannat no país sul-americano.

Tannat uruguaia VS. Tannat francesa

O terroir é o que torna cada vinhedo, cada vinho único.

Então, é claro que os vinhos da Tannat em solo uruguaio apresentam sabores, aromas e características bem diferentes da uva cultivada na sua terra natal.

Sabor de Novo Mundo

No Uruguai, muitos dos vinhos são elaborados para serem degustados ainda jovens, são vinhos que não precisam de tempo em garrafa para ficarem incríveis.

A Tannat cultivada em solo uruguaio sempre entrega: taninos mais suaves, frutas pretas mais maduras, delicadas notas de violeta, vinhos elegantes, mas poderosos.

Quando se fala da Tannat no Uruguai, a uva é mais encontrada em varietais. Porém, ela também está presente em blends com Syrah, Cabernet Sauvignon e até Pinot Noir.

À francesa

Na França, a Tannat dá vida a vinhos que precisam de tempo para envelhecer, com notas de amora e ameixa, taninos aderentes e um poder inconfundível.

Como a maioria dos produtores de vinho envelhece seus vinhos em carvalho, também espere encontrar notas sutis de especiarias e fumaça.

A uva é frequentemente encontrada em blends com Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, para suavizar a adstringência dos taninos. Sendo que para um vinho ser rotulado como “Madiran AOC”, ele precisa ter um mínimo de 60% de Tannat.

Características e cultivo

Os cachos da Tannat são compactos e de tamanho médio a grande, com bagas de tamanho pequeno a médio.

Independente do tamanho dos cachos e bagas, a uva se destaca nas vinhas pela sua casca com grande concentração de cor e por ser muito mais grossa do que nas outras variedades.

Essa casca grossa é o que fez os produtores se apaixonarem pelo cultivo da Tannat. Já que essa característica torna a uva mais fácil de cultivar em diferentes terroirs, principalmente os secos. Além de deixar a uva menos suscetível a pragas, fungos e mofo, e menos sensível a geadas.

2 thoughts on “Tannat, conheça a uva além dos taninos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *